top of page
Buscar

Seu filho comendo em 5 passos

  • Foto do escritor: Comê Assessoria Nutricional Escolar
    Comê Assessoria Nutricional Escolar
  • 28 de mai. de 2023
  • 1 min de leitura

A seletividade alimentar é uma etapa do desenvolvimento e normalmente começa aos 18 meses.


Não existe uma mágica infalível para resolver de uma vez essa questão, mas existem técnicas desenvolvidas em casa, nas escolas ou em terapia alimentar, que juntamente com muito amor e paciência podem contribuir bastante para vermos finalmente os pequenos se alimentando bem.


E não se enganem! Raramente a seletividade se resolve sem intervenção! Muito pelo contrário, se não dermos uma atenção logo no início, pode piorar, e muito!


Então vamos lá!


1) A palavra convence, mas os exemplos arrastam. Não adianta comer pizza na frente do seu filho e pedir que ele coma brócolis e chicória.


2) As refeições são eventos sociais e normalmente momentos de alegrias, então não coloque a criança comendo sozinha, isolada, em horários diferentes, regados de tensão e brigas.


3) Levar as crianças para cozinha de uma forma leve, descontraída e divertida para eles irem conhecendo os alimentos, explorando e desenvolvendo curiosidade e até mesmo experimentar sem medo.


4) Conversar sobre a origem dos alimentos, como nascem, de onde vem, como são por dentro, o que fazemos com as partes não comestíveis, como plantar, levar em hortas, supermercados, falar sobre os benefícios de cada um é extremamente importante.


5) Colocar sempre uma novidade ou um alimento que gera um certo desconforto no prato pode ser bem interessante. Ele não vai comer hoje, nem amanhã (e tudo bem!). O nosso papel é oferecer sempre! E não deixar as crianças na limitação do prato restrito.


Conte comigo! ;)

Grande abraço,


Ênia Bitencourt

Nutricionista Infantil e Escolar

Especialista em Alimentação para Coletividade

Consultora em Amamentação

Mãe de dois


 
 
 

Comentários


bottom of page